A dermatoscopia é uma subespecialidade da dermatologia que permite um melhor diagnóstico do câncer de pele. Através do uso do dermatoscópio (um aparelho portátil), consegue aumentar em algumas vezes a imagem vista, além de permitir a sugestão de estruturas mais profundas.

Baseado em um estudo específico, através de análise de padrões de vasos, pigmentos e estruturas, por exemplo, é possível aumentar a chance de diagnóstico de lesões benignas, malignas e até inflamações e infecções. Destaca-se aqui o diagnóstico precoce e mais preciso dos cânceres de pele, permitindo cirurgias mais delicadas, cicatrizes menores e reduzindo o risco de complicações, como metástases.

A dermatoscopia também é utilizada no diagnóstico e acompanhamento das doenças que acometem o couro cabeludo, nesse caso chamado de tricoscopia.

Fazemos na clínica mapeamento corporal, que é a análise e registro dos nevos (pintas) do corpo para acompanhamento detalhado da evolução dos mesmos e diagnóstico precoce do câncer da pele.

André Adriano - 2015